CFW Agência de Internet
Comércio Eletrônico: Expectativas x Realidade
17/7/2014

Hoje em dia uma das alternativas mais procuradas para empreendedores expandirem seus negócios é o investimento em um e-commerce. Muitos criam expectativas, calculam lucros e sonham em crescer rapidamente. Será que isso é viável?

Para quem ainda tem dúvidas em se arriscar neste ramo, um pouco de ousadia aliada a um bom planejamento já garantem uma boa perspectiva. Antes de iniciar o projeto é importante ter em mente alguns pontos: uma boa plataforma, produtos interessantes, preços competitivos e profissionais qualificados para atender o seu cliente online.

Este tipo de negócio tem algumas vantagens em relação ao comércio tradicional. O custo operacional é muito menor comparado a uma loja física, a necessidade de uma equipe menor de funcionários para fazer a gestão da loja, e o principal, que é os seus clientes terem acesso ao seu produto 24 horas por dia. Além disso, o varejo virtual alcança um mercado consumidor muito maior. O que, em loja física, era restrito a uma região, na internet pode se tornar nacional ou até mundial.

Apesar de todos os pontos favoráveis, uma loja virtual nem sempre gera retorno rápido. É necessário muito empenho no fortalecimento da marca e no atendimento ao cliente. É fundamental investir em ferramentas de marketing e mídias sociais.

Segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), até 2016 o faturamento de pequenas e médias lojas virtuais deve triplicar. Os pequenos e médios empreendedores podem se destacar no mercado de forma significativa gerando conteúdo interessante e produtos de qualidade.

Vale a pena colocar o e-commerce em seus planos…

newsletter
Quer receber as novidades e os posts de nosso blog em seu email? Cadastre-se!
tags